Apresentação: 07 a 28 de Fevereiro | 21h
O ator e cantor Beto Marden, traz uma atualidade às canções e reflexões de Renato Russo, um dos mais influentes artistas da música brasileira, em seu primeiro espetáculo solo. Beto, que também é apresentador e repórter, já participou de diversos musicais em mais de 20 anos de carreira no teatro e faz sua estreia atuando sozinho no palco.
O monólogo musicado é uma envolvente experiência musical e teatral, que mergulha nos pensamentos e sentimentos de um artista. Entre músicas e textos, o show aborda temas como recomeços, descobertas, superações, amores e medos.
“Este espetáculo inspirado em Renato Russo resgata sua mensagem de coragem e ousadia em enfrentar temas tabus como saúde mental, sexualidade, aceitação, preconceitos, drogas… Mesmo 30 anos depois, essas questões continuam relevantes. Nossa intenção é incentivar a reflexão e o diálogo, celebrando a diversidade e promovendo uma sociedade mais inclusiva.” – afirma Marden.
“Será” é uma jornada intensa e emocional, onde o personagem Renato, simplesmente Renato, um jovem cantor, compartilha suas questões, desejos, conflitos e desafios, através de cinco arquétipos. O roteiro de Raphael Gama, inspirado na vida e obra de Renato Russo, costura a trilha sonora, unindo as músicas ao enredo.
“Será o momento de expormos nossas dores e intimidades? Será o momento de explorarmos nossa complexidade na frente dos outros? Será o momento de mergulhar na vida de outro artista para nos encontrarmos? Nós, devotados operários dos palcos, constantemente nos deparamos com o medo de nos expormos frente ao nosso público, de cutucarmos feridas com receio de que sangre demais. Mas o teatro brilha em meio à catarse. E o artista é uma ferramenta terapêutica. Sangramos para curar as suas feridas. Cutucamos as nossas para as suas cicatrizarem.” – diz Gama, que também é o diretor do monólogo musicado.
“Num solo como ´Será`, Beto se despe de si e se veste das personas psicológicas que Renato Russo tão brilhantemente exibia em suas rítmicas poesias. Renato transbordou para que nós pudéssemos nos banhar em sua genialidade e encararmos esse espelho.” – completa o autor e diretor.
Ícones do universo do Renato Russo estão presentes, por exemplo, no cenário minimalista que traz rosas (RR amava flores) e no figurino, que tem um chapéu inspirado no Chapeleiro Maluco, personagem de Alice no País das Maravilhas, um dos livros preferidos deste ícone do rock nacional. Diversas outras referências podem ser vistas em forma de homenagem ao artista inspirador.
E assim, em uma atmosfera única, intérprete e músicos criam uma conexão direta com o público, levando-o a refletir e se emocionar com “Será – Um grito musical”.