Apresentação: 11 de Junho | Quarta | 20h30
Pensar a música como uma linguagem universal.
Assim, podemos definir o Ensemble Choro Erudito, grupo formado pelo vibrafonista Ricardo Valverde, pela violinista Vanille Goovaerts e pelo contrabaixista Marcos Paiva.
Lançando o seu primeiro CD em 2020,o trio se inspirou no choro e na música erudita plantada nos quintais brasileiros para traçar sua trajetória. A partir de um convite feito pelo Sesi São Paulo, no final de 2018, para a apresentação de um repertório que apresentasse a diversidade brasileira e que remetesse a uma linguagem erudita e popular ao mesmo tempo, o trio trouxe a expressão artística do universo da música instrumental para criar um repertório que propõe diálogos entre Villa-Lobos, Altamiro Carrilho, Lô Borges, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Camargo Guarniere, Jacob do Bandolim, Caetano Veloso e Lourenzo Fernandez. elo entre os universos musicais aparentemente distantes é a maior característica do trio que, com sua sonoridade única de vibrafone, violino e contrabaixo acústico, traduz a essência da alma musical brasileira.
O trio se apresentou no SESI Birigui, SESI Marília e SESI Araraquara, no Teatro Décio de Almeida Prado (Prefeitura Municipal de São Paulo), no Centro Cultural Usiminas (Festival de Verão 2019), no Café Com Letras – CCBB (Belo Horizonte) e no Dom Henrique Cultural, em Timóteo, MG.
É um espetáculo emocionante que traz um diálogo leve, divertido e também reflexivo entre o choro e a música de concerto.