Aterro Zero
Reuso de água
Geração de energia
Tratamento de “águas negras”

O complexo B32 é um projeto arrojado que coloca a sustentabilidade no centro de sua proposta. Desde a sua concepção até a sua execução, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para integrar práticas sustentáveis que minimizem o impacto ambiental e promovam um futuro sustentável. Sabemos que a sustentabilidade é um desafio global e estamos comprometidos em fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente e garantir um legado positivo para as gerações futuras.

>

Erat cras pellentesque turpis ut eleifend tellus in. Egestas ultrices tempor in venenatis at gravida habitant.

Reuso de água, geração de energia e aterro zero.

Uma das nossas preocupações é o uso consciente da água. Por isso, implementamos estações de tratamento internas que permitem reciclar todos os efluentes, inclusive as chamadas “águas negras”, provenientes dos toaletes. Com tecnologia avançada de ultrafiltração e ozônio, transformamos esses efluentes em água limpa, adequada para usos não potáveis, como rega de jardins e abastecimento de vasos sanitários. Além disso, utilizamos poço artesiano e captamos água da chuva, reduzindo significativamente a dependência da água fornecida pela concessionária e contribuindo tanto para a sustentabilidade quanto para economia financeira.


Outro aspecto importante é a geração e consumo de energia. No Teatro B32, somos praticamente autossuficientes em energia. Contamos com geradores a gás de alta eficiência e cogeração, chillers elétricos e à água quente, e um tanque de água gelada, o que nos proporciona alta resiliência no sistema de ar-condicionado. Através da cogeração, aproveitamos o calor produzido pelo motor para aquecer o tanque de água, que é utilizado para produzir a água gelada necessária ao sistema de climatização. Com o uso de tecnologias avançadas e a combinação de fontes de energia alternativas, conseguimos manter uma demanda contratada em média tensão, reduzir o consumo energético e garantir uma fonte alternativa de energia mesmo durante períodos de baixa demanda.


Além disso, implementamos o programa Aterro Zero, que envolve todos os frequentadores do complexo em práticas de reciclagem e redução de resíduos. Todos os resíduos são pesados, classificados e encaminhados para processos de reciclagem, compostagem, biodigestão, pirólise ou logística reversa. Até mesmo os rejeitos são valorizados energeticamente através da pirólise, gerando energia limpa. No Teatro B32, nenhum material tem o aterro sanitário como destino, seguindo o princípio da economia circular. Com o programa Aterro Zero, conseguimos evitar a emissão de toneladas de carbono equivalente, economizar energia e recursos naturais, e promover a sustentabilidade em todas as etapas do nosso funcionamento.


Todas essas iniciativas contribuíram para que o Teatro B32 recebesse a certificação LEED Platinum, concedida pelo Green Building Council. Com uma pontuação de 92 de um total de 110, alcançamos um dos mais altos níveis de certificação em eficiência e sustentabilidade. Essa certificação reconhece o desempenho exemplar do nosso projeto em áreas como inovação, uso eficiente de água.