Apresentação: 16 de Setembro | Segunda-feira | 20h

Psiquiatra, professora na School of Medicine e chefe da Addiction Medicine Dual Diagnosis Clinic da Universidade Stanford, dedicou sua carreira ao estudo e ao tratamento de pacientes dependentes químicos, tornando-se referência diante da epidemia de opioides que tomou conta dos EUA.

Em Nação dopamina (2022) explora descobertas científicas que explicam por que a busca incansável do prazer gera mais sofrimento do que felicidade. Seu segundo livro, Nação tarja preta (2023), revela o que está por trás da dependência em diversos medicamentos receitados todos os dias para jovens, adultos e crianças.

Autora de mais de uma centena de estudos nessa área, a especialista se debruça agora no estudo das chamadas “drogas digitais”, com as redes sociais à frente. “Elas ativam os mesmos circuitos que as drogas mais tradicionais, como o álcool. Isso significa que liberam dopamina — nosso neurotransmissor de prazer — no sistema de recompensa do cérebro”, explica a pesquisadora.

A solução para esse vício contemporâneo, segundo a professora, seria um “jejum” de dopamina, afastando os dispositivos que aceleram sua liberação. Ela defende a suspensão do uso de smartphones por semanas até que as pessoas possam corrigir o seu modo de usar esses equipamentos.

Outra discussão que preocupa a especialista são as teses de legalização do uso de maconha e dos psicodélicos. “Não se pode fazer a descriminalização sem ferramentas para socorrer os que serão prejudicados pelo aumento do acesso”, adverte.

Bilheteria: 1h antes em dias de espetáculos
Duração: 75 minutos
Classificação: +14
Localização: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732 – Itaim Bibi. São Paulo/SP

Tel.: 3058-9149
Estacionamento: Rua Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi
Facebook: @teatrob32
Instagram: @teatro_b32

próximos shows

shows anteriores

Banner

Brun Blaà

Descubra uma jornada única para bebês até 3 anos no Teatro B32.

01 de Junho a 16 de Junho

Banner

‘Quem Está Aí?’ com Thiago Lacerda

Adaptação e direção Ron Daniels com Monólogos de Shakespeare

31 de Maio e 01 de Junho

Banner

Candlelight Ballet

O Melhor de Tchaikovsky

24 de Maio